Dicas para cuidar dos pés

Procure sempre massagear os pés, isso ajuda a aliviar as tensões. Foto: Divulgação

Nossos pés merecem uma atenção mais que especial. Se você trabalha todos os dias com calçados fechados, procure tirar quando estiver em casa, fazendo uma leve movimentação nos dedos para deixar o sangue circular bem. Após o banho, é importante aplicar um creme hidratante específico, principalmente na região do calcanhar, que geralmente resseca e causa aquele efeito desagradável. É recomendado também realizar semanalmente um banho especial relaxantea base de cânfora ou camomila. A receita é bem simples: basta aquecer a água e despejar em uma bacia, deixando os “pés de molho” por alguns minutos. Se você caminhou muito, vale dedicar um tempinho extra antes de dormir: deite-se de costas e apoie os pés sobre travesseiros ou almofadas, de forma a ficarem mais altos do que a cabeça. Isso fará com que a circulação se normalize e o resultado é você mais disposta no dia seguinte. Nesse começo de semana preparamos algumas dicas especiais para os cuidados com os pés. Confira:

 Lave bem e examine seus pés todos os dias, isso pode evitar o aparecimento de bolhas, calos, micoses, frieiras. Se não conseguir fazer iss0 sozinho, peça ajuda a um familiar ou amigo, use um espelho para olhar a sola dos pés.

Para a higienização dos pés, use água morna. Na hora de secar, não esfregue, enxugue entre os dedos. Depois de seco, aplique creme hidratante creme hidratante de sua preferência.

Aproveite para cortar as unhas após o banho, pois elas estarão amolecidas. Dê preferência a cortadores de unhas ou a tesouras com pontas redondas, pois a possibilidade de se machucar diminui bastante. Corte as unhas retas, nunca corte os cantos das unhas, assim você evita a unha encravada e muitas infecções. Não corte calos com gilete, no máximo use lixas próprias. Consulte um podólogo para tratar os calos e consulte um médico em caso de micose nas unhas e entre os dedos.

Na hora de escolher o calçado, vá sempre na parte da tarde, que é quando o pé está do tamanho certo e não vai ficar apertado depois. O uso do calçado de tamanho adequado, evita calos, bolhas, joanetes, feridas e infecções. Procure usar sempre sapatos macios.

Em relação às meias, prefira aquelas que deixam a pele dos pés respirarem.

Caminhar é a vocação dos pés e seu melhor exercício! Procure caminhar com um calçado adequado e confortável e em superfície plana.

Quando estiver sentado use um banquinho para manter os pés elevados, isso auxilia a circulação do sangue.

 Fonte: http://www.orientacoesmedicas.com.br (adaptação)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s